Fernado Pessoa com Pessoas

Eu vi Pessoa na noite silenciosa
Cobrir-me com palavras
de dor , vazio e amor
senti me ansiosa.
Fui a janela espreitei uma estrela lacrimosa.
Uma lágrima cintilante
penetrou em meu quarto e deixou minha mente mais brilhante.
Meu ser então ficou radiante.
Tomei a caneta e papel;
O amor chorou
a dor
daquele vazio
que Pessoa deixou.
E eu encolhi, tal qual feto no ventre materno
sem compreender aquele sentimento terno
que Pessoa teve pelas pessoas.
E nessas pessoas
Pessoa criou poetas
Sem dor,
Sem vazio
Sem estrelas
Sem Lua
Sem sol
Mas deixou a metafísica explicita
na natureza das coisas
sobre coisas infindas
vindas
D’ alma,
Que na calma da noite
aflora acácias
espalhadas ao chão e num quarto qualquer uma donzela a contemplar:
Por exemplo:
Antonio, Maria, Isabel e João
e tantos outros que aqui estão;
Na Arcada, No Martinho, No Terraço!
Ah! Pessoa que fizeste aos Lusitanos?
Deixaste o legado das palavras
a dançar no papel para homenagear
Teu nascer;
Teu viver;
Teu morrer;
Teu renascer!!!
by Zeldi Isabel Lemos 09/2011









































Tuesday 28 September 2010

Fragmento de Mim


Éramos três. eu , tu e ele.
De nós duas as melhores partes com ele ficou.
E eu e tu , agora a conversar
ele não se importou.
Somos as duas assim
aos farrapos e
de rastos
neste mundo nefasto.
de mim só há os frangalhos
e de ti tudo espalhado.
Outrora éramos inteira
agora,
aos olhos do mundo somente os retalhos.
Somos fragmentos
em constante lamento
neste rebento
diante o mal tratamento.
Ele se importa?
Não ! tão pouco tem consciência
da maledicência que causou
as duas almas em carência.
Quem foi ele?
Apenas alguém que transformou
duas almas em framento.

No comments:

Post a Comment