Fernado Pessoa com Pessoas

Eu vi Pessoa na noite silenciosa
Cobrir-me com palavras
de dor , vazio e amor
senti me ansiosa.
Fui a janela espreitei uma estrela lacrimosa.
Uma lágrima cintilante
penetrou em meu quarto e deixou minha mente mais brilhante.
Meu ser então ficou radiante.
Tomei a caneta e papel;
O amor chorou
a dor
daquele vazio
que Pessoa deixou.
E eu encolhi, tal qual feto no ventre materno
sem compreender aquele sentimento terno
que Pessoa teve pelas pessoas.
E nessas pessoas
Pessoa criou poetas
Sem dor,
Sem vazio
Sem estrelas
Sem Lua
Sem sol
Mas deixou a metafísica explicita
na natureza das coisas
sobre coisas infindas
vindas
D’ alma,
Que na calma da noite
aflora acácias
espalhadas ao chão e num quarto qualquer uma donzela a contemplar:
Por exemplo:
Antonio, Maria, Isabel e João
e tantos outros que aqui estão;
Na Arcada, No Martinho, No Terraço!
Ah! Pessoa que fizeste aos Lusitanos?
Deixaste o legado das palavras
a dançar no papel para homenagear
Teu nascer;
Teu viver;
Teu morrer;
Teu renascer!!!
by Zeldi Isabel Lemos 09/2011









































Wednesday 20 January 2010

De um olhar



Um olhar sempre diz mais
quanto mais quer se falar…
Onde estão os escritos?
os ditos?
Os Beneditos espalham-se
Confinam -se nos afluentes
Entes enigmáticos;
Os lunáticos sobreviverão,
à tanta loucura.
São mágicos os momentos
de existir ou sobreviver
nos nossos próprios passos
porque nossos rastros
deixaram e deixarão nossos sentidos
e sentimentos.
Dá-se ao espaço analisar.
contudo sempre nos afastamos
numa imaginação das estrelas
a brilhar no alto
e nos tocar; a nos fluir: nos guiando
numa loucura lunática.
Nos rastros da nossa consciência
eu sei existe uma ânsia
uma envolvência suave
numa clave de sol, simples,
antes do por do sol
no atol dos sentimentos justos,
sem custas a debitar.
No ar das rosas a exalar
Fluidos muitos, fluidos poucos
como são puros os momentos.
os movimentos sedimentados no amor
no calor de sermos sinceros, veros
no caminho vizinho de quaisquer corações!
Nossas mentes são e serão eternas
do principio ao fim
mostrando que nos fomos
que somos e seremos sempre
um espírito eterno;
Terno como queremos ser
Em todas
Numas assim,
Como?
Abreviar o murmúrio dos mares
com suas ondas trepidantes
amainar o som das estrelas
com suas luzes densificantes
fazer amor como antes
no paraíso das cruzes purificantes!

No comments:

Post a Comment